Exposição: TALANTE

A exposição de Ciça Castello foi escolhida por Katia Adler para estar no foyer do Arlequin, para dar boas-vindas ao público do Festival.

Ciça Castello é produtora de elenco há 20 anos e nesse tempo desenvolveu na paralela seu trabalho de fotografia. Usando sua experiência no cinema como influência para o amadurecimento de seu olhar fotográfico.

Esse olhar estará presente em suas fotos no foyer e dentro da sala de cinema no dia da abertura com o filme Pixinguinha, Um Homen Carinhoso, no qual ela assina a Direção de Casting.

Além disso, nada mais TALANTE do que se fazer cinema!

Roteiristas, produtores, diretores usam o mais forte sentido de TALANTE ao escolher a história que quer contar e corre atrás da realização de seu sonho e da sua obra!

CURADORIA

TALANTE, o título escolhido por Ciça Castello para sua (primeira) exposição, já diz tudo e define a atitude da artista perante sua obra:

"Substantivo masculino                   
1. Decisão dependente apenas da vontade; alvedrio, arbítrio, desejo.
2. Atitude de interesse; disposição, esforço, empenho."

Honrado com o convite para a curadoria, compareço aqui também como testemunha: afinal estava a seu lado em vários desses momentos, quando ela viu mais do que se mostrava, ao escolher como queria ver. E a sensibilidade do seu olhar me surpreendeu em texturas, tons, sombras e contrastes infinitos.

A fotografia de Ciça Castello vai além do registro. Ela dá significado e forma ao que de outra forma seria passageiro. Seu desafio é encontrar sentido em fragmentos – recortes de luz e paisagem, ou ainda na intimidade de uma folha. É emprestar sentido às múltiplas possibilidades do mundo. Ela capta o contraditório do instante para compartilhar seu olhar poético para a vida. Através de frestas, reflexos, dobras e tudo mais que nossa vista não alcança, Ciça descobre beleza. Suas imagens juntam Amsterdã, Paris, Lisboa, Havana, Rio de Janeiro, Inhotim, para muito além da paisagem de um mundo que é muito pequeno, pois a paisagem é apenas desculpa para um novo quadro. Enquanto nossos olhos, na passagem de ano, miram ansiosos o céu de Copacabana procurando os fogos, Ciça enxerga através de sua câmera, sua janela indiscreta, uma vitrine especial repleta de janelas com vidas.

Ciça Castello revela em "Talante" seu olhar em mosaico, ao montar um quebra-cabeças onde o conjunto faz tudo parecer cenário de um mesmo lugar ou um ângulo a ser descoberto de uma nova história. Por isso, por agora, ela compartilha apenas uma pequena parte dessa seleção.

- ANTONIO GRASSI (Curador)

BIOGRAFIA CIÇA CASTELLO

Ciça Castello é produtora de elenco e fotografa há 20 anos.

Responsável por elencos no cinema brasileiro, como O Palhaço (Selton Mello), Amor? (João Jardim), Dois Filhos de Francisco (Breno Silveira) e, séries na TV,  como Amores Roubados, O Rebu e Canto da Sereia (TV  Globo - direção José Villamarim), entre outros diretores.

Na paralela da produção de elenco, desenvolveu seu trabalho de fotografia.

Desde cedo estabeleceu forte relação com as artes visuais. Fazendo curso de técnicas de desenho e pintura e ingressando na faculdade de desenho industrial. Mas como se profissionalizou na área das artes cênicas muito cedo, por um tempo deixou em plano paralelo as visuais.

Seu início na fotografia foi com Walter Firmo, em 1999, quando teve contato pela primeira vez com técnicas fotográficas.  Aprendeu composição, cores e o uso de luz e sombra. Walter incentivou seu olhar pessoal, não permitindo que se limitasse apenas às técnicas. Ampliando seu olhar artístico e livre das imagens.

Durante seu ofício de Produtora de Elenco, conviveu com a fotografia em produções de áudio visual, o que a levou conhecer e a aprimorar os usos da luz, da cor e da composição.

Viagens de turismo e trabalho ampliaram seu interesse por diversas culturas, paisagens e, mais, por luzes e sombras singulares de cada lugar visitado.

Depois de sua mudança para Brumadinho, em 2015, e de intensa vivência em Inhotim amadureceu a ideia de expor seu olhar.

A fotografia ganhou espaço em sua rotina. 

E hoje divide seu tempo e interesse entre a produção de elenco e a fotografia.

newsletter

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO FESTIVAL DE CINÉMA BRÉSILIEN DE PARIS 21
Obrigado por sua inscrição!
Oops! Aconteceu algum problema com o envio do formulário.