“Assalto à Brasileira” nos transporta para dentro de um dos assaltos mais famosos dos anos 1980: o roubo à agência Banestado, em Londrina. A história é contada a partir do ponto de vista de Paulo Ubiratan, um ambicioso jornalista e radialista que, depois de perder seu emprego na Folha de Londrina, vai à agência do Banestado para sacar sua rescisão. É quando ele se vê em meio a um assalto e é feito refém junto com outros 300 clientes do banco.
O jornalista logo se dá conta do risco que todos correm — mas também se dá conta que aquela pode ser sua grande chance de salvar sua carreira com uma história bombástica. Nessa trama curiosa e cheia de reviravoltas o desenrolar insólito revela os reflexos de um país afundado em hiperinflação, desemprego e dívidas, onde assaltantes e reféns têm mais em comum do que imaginam.
- Direção: José Eduardo Belmonte
- Roteiro: LG Bayão
- Produção: Marcelo Braga, Clara Ramos, Tomás Darcyl e Ricardo Costianovsky
- Montagem: Bernardo Pimenta, EDT
- Fotografia: Leslie Montero
- Direção de Arte: Denise Dourado
- Som: (musica Original) Diogo Poças, Leo Mendes (Edição de som e Mixagem) Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis, ABC
- Empresa produtora: Santa Rita Filmes e Mais Galeria
- Troféu Candango – Melhor Filme (Prêmio do Público), Prêmio Candango de Melhor Ator – Murilo Benício, Prêmio Candango de Melhor Ator Coadjuvante – Christian Malheiros - 58º Festival de Cinema Brasileiro de Brasília
- 49.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
- 19.ª Mostra CineBH