Com direção de Beto Brant e Camila Pitanga, produção de Renato Ciasca, Pitanga é um filme-documentário de longa-metragem que investigará o percurso estético, político e existencial do ator Antonio Pitanga que, dirigido por grandes cineastas – como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr. –, foi destaque no momento de maior inquietação artística do cinema brasileiro, o Cinema Novo. Através de suas interpretações históricas, Pitanga construiu uma narrativa mitológica própria.
Pitanga contribuiu com o vigor de sua interpretação em mais de 60 filmes. Sua atuação sempre foi física: ele é um ator de expressão corporal particular, espontânea, urgente, cujas performances manifestam a necessidade de intervir na realidade de um mundo efervescente. No exato momento histórico em que o homem se recolocava no mundo de forma mais atuante, politicamente contestador e participativo, Antônio Pitanga realizou filmes com diretores emblemáticos e definitivos para a história do cinema brasileiro.
É este o homem e o artista que Pitanga pretende homenagear. A importância de seu testemunho para a arte brasileira se dá na construção da arquitetura desse homem em diálogo profundo com seu tempo.
CREDITO FOTOS E CARTAZ: MATHEUS BRANT
- Direção: Beto Brant e Camila Pitanga
- Roteiro: Beto Brant, Camila Pitanga, José Carlos Avellar, Juliana Munhoz, Marçal Aquino e Xarlô
- Produção: Beto Brant e Renato Ciasca
- Direção de Arte: Xarlô
- Direção de Fotografia: Leleco Maestrelli
- Montagem: Juliana Munhoz
- Desenho de som: Beto Ferraz
- Música Original: Cavalaria de Ogum, de Ilú Obá De Min
- Trilha Sonora: Instituto
- Produtoras: Drama Filmes, Gangazumba Produções e Paraguassu Produções
- Festival Tiradentes 2017: Melhor Filme do Público
- Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2016: Melhor Filme Brasileiro e Prêmio da Crítica